Buscas por ensino superior aumentam 17% no Paraná
A Expertise Educação realizou um estudo, com uso do Big Data, sobre o ensino superior no Paraná. Um dos dados levantados foi o número de buscas por assuntos relacionados ao ensino superior no Estado, que apontou um aumento de 17% de 2014 a 2016.
Em 24 meses, as buscas relacionadas aos cursos EAD aumentaram em 12%, já em relação aos cursos de graduação, 18%. Mas os cursos de tecnólogo foram os que tiveram o maior aumento na procura, 20%, este aumento tem relação com o momento econômico do País. Na crise, as buscas por cursos de curta duração cresceram em todos os Estados.
Esse levantamento é de extrema importância para as Instituições de Ensino Superior (IES) da região do Paraná, pois dá a elas um parâmetro do que os estudantes procuram e em quais modalidades de ensino elas devem investir para atrair novos alunos.
Vale lembrar que todas as informações utilizadas pelo Big Data são coletadas a partir de dados compartilhados pelos usuários da internet, e no Paraná, mais de metade da população já acessa a internet.
Entenda a importância dos indicadores de qualidade
Os Indicadores de qualidade criados pelo Ministério da Educação para avaliar instituições de ensino e cursos têm como objetivo promover uma avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.
Mas além de ser um instrumento institucional, os resultados da avaliação têm influencia direta em ações futuras das organizações, bem como potencial de formar opinião pública sobre a qualidade do serviço educacional prestado.
As notas obtidas constituem referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, neles compreendidos o credenciamento e a renovação de credenciamento de instituições de educação superior, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação.
Por meio do ENADE, o MEC é capaz de avaliar se o conteúdo programático de determinado curso está satisfatório e oferece ao aluno os assuntos necessários que o capacitem para o mercado de trabalho na área escolhida por ele.
Em caso de resultados insatisfatórios, a Instituição de Ensino estabelece com o Ministério da Educação um compromisso de cumprir metas e termos aconselhados pelo órgão regulador para melhorar o índice na próxima avaliação.
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