Todos os setores sofreram quedas no período de pandemia, notórias e sensíveis no âmbito econômico. O mercado educacional não foi uma exceção. No entanto, especificamente na pós-graduação lato sensu, mesmo inseridos em um contexto pandêmico, os estudantes não deixaram de estudar ou ingressar.
As motivações, os desejos e as necessidades, apesar de se modificarem devido ao novo cenário, continuam na essência dos estudantes e é por isso que, apesar da crise financeira, a educação não parou: as aulas, atividades e avaliações foram repensadas pelas IES para se adaptarem às novas condições de educação, assim como a maneira de se comunicar com seus estudantes
De acordo com os dados do Google Trends e Adwords, o volume de buscas por pós-graduação na modalidade a distância ultrapassou pela primeira vez, desde 2015, os cursos presenciais. O estudo traça um panorama de cursos de especialização nacionalmente, tendo como parâmetro principal o desempenho de instituições de ensino privadas durante o primeiro semestre de 2020, de maneira a ajudar gestores a traçar novas estratégias para superar a crise econômica do novo coronavírus.
A 1ª edição do Panorama de Pós-graduação, desenvolvida pela equipe de profissionais da Expertise foi realizada com base em análises de Big Data dos últimos quatro anos (2017 a 2020), acompanhando as séries históricas dos dados de buscas em plataformas como Google e discussões on-line em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, além de sites, fóruns e blogs. Todas as informações foram levantadas por meio de ferramentas de business intelligence, com o objetivo de identificar as perspectivas de mudança e de tendências para a educação a curto prazo.
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