fies-logo

Fies terá novas regras em 2018

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (6), novidades para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) em 2018. Mais de 300 mil vagas serão ofertadas com juros diferenciados.

A nova versão do Fies terá três modalidades. O Fies Fundo Garantidor – será voltado para os alunos com renda família mensal per capita de até três salários mínimos e terá 100 mil vagas com juros reais zero.

O Fies Regional será voltado para alunos com renda familiar mensal per capita de até cinco salários mínimos, com juros de até 3% ao ano e correção monetária. Nesta modalidade, serão ofertadas 150 mil vagas para a regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Já o Fies Desenvolvimento/Trabalhador também é destinado aos estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos per capita. Nessa categoria serão ofertadas 60 mil vagas em 2018.

De acordo com as novas regras, o Fies contará com um novo fundo garantidor, capaz de cobrir até 25% da inadimplência dos estudantes. Antes, eram 10%. Agora, o fundo receberá R$ 500 milhões do Tesouro nos primeiros quatro anos.

Na avaliação de nosso consultor Rodrigo Capelato, as novas regras ajudarão a expandir o número de vagas para estudantes do ensino superior sem, entretanto, comprometer a viabilidade financeira do programa, mas as IES devem estar atentas à inadimplência.



Comentário