spreadsheet

Planejamento estratégico, conheça esse produto para sua IES


A Expertise Educação desenvolveu uma metodologia de planejamento estratégico específica para o setor de educação superior, pautada em pesquisas de mercado, Big Data e na experiência dos seus profissionais nas áreas regulatória, acadêmica, inovação e mercado.

Essa ferramenta de gestão passou a ser fundamental para uma instituição de ensino superior identificar as oportunidades, diante das suas vantagens competitivas e das ameaças do ambiente em que está inserida. Principalmente no momento atual, em que apesar dos tímidos sinais de recuperação a situação econômica continua difícil, e especialmente do ensino superior privado, que passa também por mudanças importantes em relação à regulação e à avaliação.

O ano de 2017 já está sendo identificado como o ano de desconstrução do ensino superior e 2018 será o marco para uma nova reorganização do modelo de oferta das IES. O novo decreto sobre o EAD, a medida provisória do FIES, a perspectiva de um novo decreto em substituição ao 5.773, os novos instrumentos de avaliação e a nova dinâmica do mercado de trabalho trazem oportunidades para um reposicionamento das IES com novas perspectivas de sustentabilidade.

Daí a importância de pensar e fazer planos para a sua IES de uma maneira estratégica, usando os recursos disponíveis de forma eficiente.

Para conhecer melhor a nossa solução, entre em contato pelo e-mail [email protected] e agende uma reunião.


boaspraticas

Boas Práticas para o Ensino Superior: 10 dicas de ABP


A última edição do Boas Práticas para o Ensino Superior, produzido pelo Semesp, traz 10 dicas para desenvolver Aprendizagens Baseadas em Problemas (ABP). Selecionamos algumas delas:

A primeira dica é definir os resultados de aprendizagem, ou seja, o que você deseja que seus alunos aprendam. Os resultados levarão ao desenho dos problemas, que devem ser claros, factíveis e avaliáveis.

Ao desenhar o problema, lembre-se que eles devem ser atuais e motivadores, para que a aprendizagem seja mais estimulante. Também é importante que ele tenha certa complexidade.

Apresente o problema e explique como os alunos devem desenvolver a solução. Faça com que eles identifiquem aspectos pouco claros ou desconhecidos na leitura do problema e investiguem utilizando uma “discussão de ideias”.

Oriente os alunos e foque os temas que devem ser investigados, após um levantamento individual, agrupe os dados mais relevantes para a resolução do problema.

Por fim, desenvolva a sua aula retomando os aspectos mais importantes da solução encontrada.

Quer ver todas? Acesse o conteúdo completo.


WhatsApp Image 2017-11-07 at 23.56.54

Dr. José Roberto Covac fala sobre novas regras de credenciamento


O consultor jurídico da Expertise Educação, Dr. José Roberto Covac, comentou as alterações em credenciamento e avaliação de IES a partir do Decreto nº 5.773.

Uma das principais mudanças é que o decreto agora permite o credenciamento de Instituições exclusivamente para oferta de cursos a distância ou para ambas as modalidades e esclarece que não é possível credenciar uma instituição caso não haja cursos de graduação avaliados satisfatoriamente. É necessária pelo menos uma graduação com oferta regular, independente da modalidade. Dessa forma os indicadores são valorizados e ganham peso.

Os pedidos de credenciamento em nova modalidade também passam a acontecer em processo de recredenciamento e os requisitos foram aperfeiçoados.

Ainda relativo ao processo de recredenciamento, o novo Decreto permite que alguns documentos possam ser substituídos por parecer de auditoria independente, que demonstre condição suficiente para assegurar a sustentabilidade financeira da instituição mantida.

“Como bônus regulatório, Mantenedoras que possuam todas as suas IES com CI maior ou igual a 4, obtido nos últimos 5 anos, poderão ter processo simplificado para o credenciamento prévio e poderão ofertar até 5 cursos que já sejam reconhecidos com CC maior ou igual a 4 nas outras instituições da mantenedora”, explicou Dr. Covac.