ALUNOS COMO PRINCIPAIS AGENTES DO SEU APRENDIZADO
As soluções da Expertise em Metodologias Ativas buscam implementar processos de inovação acadêmica, com foco na concepção de aprendizagem ativa.
Entender qual a necessidade do aluno, como aplicar uma mudança e instruir as equipes para uma nova atitude, seja de docentes ou discentes, via aplicação de metodologias ativas, é ponto essencial para a atração, retenção e satisfação de alunos e mestres.
O que é inovar no Ensino Superior?
Esta é uma questão presente em todos os ambientes universitários do Brasil e do mundo.
Mas o que verdadeiramente significa Inovação Acadêmica, porque se tornou tema presente em todos os encontros, seminários, congressos da área educacional?
Simplesmente por que o mundo mudou, as demandas sociais, culturais são outras e o modelo de ensino teima em manter-se congelado.
Mas é preciso estar atento para não qualificar como inovação mudanças casuais, pontuais, isoladas numa IES. As questões “para que e para onde mudar, o que de novo pretendemos construir e para quê” são indicadores da intencionalidade de um currículo inovador. A casualidade, o espontaneísmo, o não planejamento de uma mudança impedem a construção de um projeto inovador.
Nossas pesquisas indicam que a organização curricular se apresenta com objetivos de formação profissional, conteúdos interdisciplinares, disciplinas integradas, metodologias ativas, processo de avaliação que acompanha o desenvolvimento do aluno,foco na aprendizagem, o professor como mediador de aprendizagem e o aluno como sujeito e protagonista da própria formação. Portanto, Inovação exige mudanças em todos esses aspectos curriculares, de forma simultânea e sinérgica.
O conteúdo, a metodologia e as estratégias para o planejamento do início do ano de uma Instituição de Ensino Superior precisam ser definidos com muita competência e conhecimento pedagógico para que possa se tornar consistente, eficiente e eficaz.
E atenção, como salientamos anteriormente, essa construção não se dá em alguns encontros, é processo construído coletivamente ao longo do percurso acadêmico.
Nesse sentido , a Expertise Educacional lança um programa de Inovação Acadêmica para as IES, com consultorias e workshops sob medida para todas as IES.
Consultoria e acompanhamento de implementação de Metodologias Ativas:
- Peer Instruction (PI): “Instrução entre pares”.
- Team-based Learning (TBL): “Aprendizagem baseada em times”.
- Think Pair Share (TPS): “Pensar, Compartilhar, Mostrar”.
- Sala de Aula Invertida e o Modelo de Rotação.
- Project-based Learning (PBL): “Aprendizagem baseada em projetos”.
- Problem-based Learning (PBL): “Aprendizagem baseada em problemas”.
- Writing Across the Curriculum (WAC): “Escrever através das disciplinas”.
Workshops, palestras e oficinas - clique e conheça mais
Ana Valéria – Peer Instruction
Ana Valéria - Team-based Learning
Fábio Reis - Processo de Aprendizagem Ativa
O que são metodologias ativas – Universidade Anhembi Morumbi
PBL: Problem-Based Learning – Maastricht University (Holanda)
TBL: Team Based Learning é a metodologia do curso de Medicina do Einstein