Metodologias Ativas

ALUNOS COMO PRINCIPAIS AGENTES DO SEU APRENDIZADO

As soluções da Expertise em Metodologias Ativas buscam implementar processos de inovação acadêmica, com foco na concepção de aprendizagem ativa.

Entender qual a necessidade do aluno, como aplicar uma mudança e instruir as equipes para uma nova atitude, seja de docentes ou discentes, via aplicação de metodologias ativas, é ponto essencial para a atração, retenção e satisfação de alunos e mestres.

O que é inovar no Ensino Superior?

Esta é uma questão presente  em todos os ambientes universitários do Brasil e do mundo.

Mas o que verdadeiramente significa Inovação Acadêmica, porque se tornou tema presente em todos os encontros, seminários, congressos da área educacional?

Simplesmente por que o mundo mudou, as demandas sociais, culturais são outras  e o modelo de ensino  teima em manter-se congelado.

Mas é preciso  estar atento  para não qualificar como inovação mudanças casuais,  pontuais, isoladas numa IES. As questões “para que e para onde mudar, o que de novo pretendemos construir e para quê” são indicadores da intencionalidade de um currículo inovador. A casualidade, o espontaneísmo, o não planejamento de uma mudança impedem a construção de um projeto inovador.

Nossas pesquisas indicam que a organização curricular se apresenta com objetivos de formação profissional, conteúdos interdisciplinares, disciplinas integradas, metodologias ativas, processo de avaliação que acompanha o desenvolvimento do aluno,foco na aprendizagem,  o professor como mediador de aprendizagem e o aluno como sujeito e protagonista da própria formação. Portanto, Inovação exige mudanças em todos esses aspectos curriculares, de forma simultânea e sinérgica.

O conteúdo, a metodologia e as estratégias para o  planejamento do início do ano de uma Instituição de Ensino Superior  precisam ser definidos com muita competência e conhecimento pedagógico para que possa se tornar consistente, eficiente e eficaz.

E atenção, como salientamos anteriormente, essa construção não se dá em alguns encontros, é processo construído coletivamente ao longo do percurso acadêmico.

Nesse sentido , a Expertise Educacional lança um programa de Inovação Acadêmica para as IES, com consultorias e workshops sob medida para todas as IES.

Consultoria e acompanhamento de implementação de Metodologias Ativas:

  • Peer Instruction (PI): “Instrução entre pares”.
  • Team-based Learning (TBL): “Aprendizagem baseada em times”.
  • Think Pair Share (TPS): “Pensar, Compartilhar, Mostrar”.
  • Sala de Aula Invertida e o Modelo de Rotação.
  • Project-based Learning (PBL): “Aprendizagem baseada em projetos”.
  • Problem-based Learning (PBL): “Aprendizagem baseada em problemas”.  
  • Writing Across the Curriculum (WAC): “Escrever através das disciplinas”.

Workshops, palestras e oficinas - clique e conheça mais

 

 

Ana Valéria – Peer Instruction

Ana Valéria - Team-based Learning

Fábio Reis - Processo de Aprendizagem Ativa

O que são metodologias ativas – Universidade Anhembi Morumbi

PBL: Problem-Based Learning – Maastricht University (Holanda)

TBL: Team Based Learning é a metodologia do curso de Medicina do Einstein