Big Data

“A cada dois dias a humanidade produz tanta informação quanto a que foi produzida em toda a história até 2003”

Eric Schmidt, CEO do Google

A Expertise, atenta aos dados educacionais que circulam no mundo digital, oferece como seu maior diferencial um trabalho especializado de Big Data.

Big Data é a expressão usada para descrever o fenômeno em que uma grande variedade e volume de dados são produzidos em uma velocidade acima do que processadores e softwares tradicionais são capazes de processar. E isso acontece graças à internet.

Por meio da coleta de dados compartilhados em redes sociais, Google, sites e blogs, e dados da própria instituição de ensino, os especialistas da Expertise são capazes de elaborar análises que ofereçam insights estratégicos e soluções educacionais para IES de acordo com as necessidades e desejos do cliente.

Diagnósticos, pesquisas, soluções para evasão, abertura de cursos superiores e de pós-graduação, precificação, influenciadores e tendências são alguns dos possíveis projetos elaborados pela Expertise com base no trabalho de Big Data.

Diferenciais das ferramentas de Big Data

Volume de dados


Milhares de menções e buscas nas redes digitais são realizadas diariamente por alunos, potenciais estudantes e pais. Isso oferece às organizações novas possibilidades de informações sobre seus mercados, concorrentes e seu negócio.

Variedade


São diversas fontes de dados fornecendo insumos às análises (Redes sociais, Google, Sites, blogs, sindicatos e dados internos)

Velocidade


As informações são processadas e analisadas quase em tempo real. Oportunidades e crises são apresentadas diariamente.

Veracidade


O público é mais espontâneo em relação a cursos, professores, mercado, instituições e conceitos em ambientes sociais (Blogs, Facebook, Twitter, Youtube e grupos de discussão), uma vez que não está sendo entrevistado e faz aquele tipo de compartilhamento por gosto e interesse pessoal.

Valor Estratégico


O valor estratégico das soluções de negócio e dos insights estratégicos com ferramentas de Big Data está no auxílio e aperfeiçoamento da tomada de decisão organizacional

Decisão auxiliada por dados

Para auxiliar os tomadores de decisão das IES, são apresentados estudos de mercado, com ferramentas de Big Data, de acordo com o tema escolhido pela IES. Os resultados colhidos e analisados abrem um leque de oportunidades como projetos para controle de evasão, planejamento para abertura de cursos, precificação, entre outros.

Pesquisas de Mercado e de Marketing

O Big Data também pode realizar pesquisas de mercado e marketing de acordo com temas a escolha da IES, como por exemplo:

  • Opinião de alunos sobre conceitos e práticas;
  • Sentimento de estudantes sobre EAD, pós-graduação e cursos;
  • Perfil do púbico de uma cidade específica;
  • Estudo de mercado concorrente;
  • Estudo de influenciadores de temas e cursos;
  • Análise de propensão de consumo de cursos;
  • Blogueiros e youtubers em ascensão;
  • Tendências de ensino superior;
  • Benchmark de ações on e off que viralizaram;
  • Estudo de renda dos alunos;
  • Estudo de influenciadores da marca;
  • Cursos mais buscados no Google;
  • Mídias mais influentes;
  • Aprofundamento de “personas” interessadas pela IES;
  • Estudo de expansão de cursos em outros estados e cidades;
  • Definição de público e ideias de ação focadas em eventos específicos;
  • Previsão e tendências de expansão de mercado;
  • Assuntos educacionais que mais geraram repercussão positiva no recorte temporal estudado.

Monitoramento de redes e gestão de crise

Com a configuração e know how da Expertise, relatórios e apresentações semanais de métricas de interesse para as IES sugerem ideias e insights estratégicos levantados periodicamente pelo Big Data. O monitoramento da imagem da instituição também oferece insumos para gestão de crise a partir do entendimento e controle da percepção da opinião pública relacionada à IES. Menções positivas e negativas são analisadas focando o sentimento e os argumentos do público.

Relatórios semanais / mensais Big Data

Clientes Expertise também podem adquirir relatórios produzidos e enviados semanalmente com informações de:

  • Sentimento de alunos sobre cursos, conceitos, etc.
  • Buscas de Google.
  • KPIs de mídia performance
  • Dados de mercado;
  • Ideias e insights que geram repercussão positiva nas redes
  • Sentimento do público
  • Tendências de redes e do setor
  • Acompanhamento e apresentação dos dados na instituição.

Diferencial: Sem necessidade de contratação de outras ferramentas de redes sociais

Aplicação


No Paraná, um estudo da Expertise levantou os cursos mais buscados, modalidades de interesse entre EAD, presencial e tecnólogos, e cursos em ascensão.

A Expertise também criou um Mapa do Rio de Janeiro para apresentar o cenário e desafios do ensino superior na região