As soluções de pesquisa de mercado da Expertise buscam orientar gestores a tomar decisões dentro das IES, baseadas em panoramas históricos e atualizados do ensino superior.
A pesquisa de mercado já é amplamente utilizadas por grandes empresas para conhecer a fundo seus clientes e entender demandas. Contudo, as Instituições de Ensino Superior também podem usufruir do conhecimento proporcionado por pesquisas, pois conhecer seus potenciais alunos é de suma importância para decisões mais eficazes.
Mas antes de mais nada: por que contratar uma pesquisa de mercado?
As organizações devem realizar pesquisa de marketing por duas razões: para identificar problemas e para tomar decisões baseadas em informações relevantes.
A tarefa da pesquisa de mercado consiste em avaliar as necessidades de informação e fornecer às gerências informações relevantes, precisas, confiáveis, válidas e atuais, assim podendo orientar as decisões empresariais.
A pesquisa de mercado capacita faculdades para avaliarem seus contextos competitivos de maneira detalhada e abrangente para, com isso, determinar como priorizar seus gastos de marketing, evitando gastos com promoções de cursos em um mercado já saturado. Ou seja, a pesquisa de mercado ajuda o departamento de marketing da IES a aproveitar os seus recursos de tempo e dinheiro.
A Expertise Educação oferece as seguintes avaliações para a IES:
- Análise sócio-demográfica para traçar perfil do aluno da IES;
- Análise de demanda dos cursos;
- Análise de concorrência na região, de acordo com perfil social;
- Percepção de marca da IES, através de pesquisa com alunos;
- Análise de quais são os melhores cursos e modalidades de cursos a serem oferecidos na região;
- Análise SWOT;
- Estudo do valor de mensalidades em comparação com suas concorrentes;
- Análise da oferta de cursos da instituição;
Quais são os resultados?
A pesquisa de mercado deverá apresentar os seguintes panoramas:
- A situação mercadológica da instituição dentro de sua região;
- A tendência de matrículas para os próximos anos;
- Evolução na participação de mercado da instituição e de suas concorrentes;
- Posicionamento estratégico da instituição;
- Possível demanda de clientes;
- Problemas com valor de mensalidades;
- Painel de disfunções a serem resolvidas na estrutura acadêmica;
- Painel de disfunções a serem resolvidas na estrutura de gestão.
O que sua IES ganha com isso?
- A realização de pesquisa de mercado permite a descoberta de diversas oportunidades de captação e possibilita aproveitá-las efetivamente;
- Minimização dos riscos por meio de ações específicas, baseadas em dados;
- Analisar as ações da concorrência;
- A pesquisa de mercado disponibiliza instruções necessárias aos gestores da instituição e propicia os recursos que precisam para obterem sucesso.
A sua IES está se preparando para investir em pesquisa de mercado?