Pesquisa de Mercado

As soluções de pesquisa de mercado da Expertise buscam orientar gestores a tomar decisões dentro das IES, baseadas em panoramas históricos e atualizados do ensino superior.

A pesquisa de mercado já é amplamente utilizadas por grandes empresas para conhecer a fundo seus clientes e entender demandas. Contudo, as Instituições de Ensino Superior também podem usufruir do conhecimento proporcionado por pesquisas, pois conhecer seus potenciais alunos é de suma importância para decisões mais eficazes.


Mas antes de mais nada: por que contratar uma pesquisa de mercado?

As organizações devem realizar pesquisa de marketing por duas razões: para identificar problemas e para tomar decisões baseadas em informações relevantes.

A tarefa da pesquisa de mercado consiste em avaliar as necessidades de informação e fornecer às gerências informações relevantes, precisas, confiáveis, válidas e atuais, assim podendo orientar as decisões empresariais.

A pesquisa de mercado capacita faculdades para avaliarem seus contextos competitivos de maneira detalhada e abrangente para, com isso, determinar como priorizar seus gastos de marketing, evitando gastos com promoções de cursos em um mercado já saturado. Ou seja, a pesquisa de mercado ajuda o departamento de marketing da IES a aproveitar os seus recursos de tempo e dinheiro.

A Expertise Educação oferece as seguintes avaliações para a IES:

  • Análise sócio-demográfica para traçar perfil do aluno da IES;
  • Análise de demanda dos cursos;
  • Análise de concorrência na região, de acordo com perfil social;
  • Percepção de marca da IES, através de pesquisa com alunos;
  • Análise de quais são os melhores cursos e modalidades de cursos a serem oferecidos na região;
  • Análise SWOT;
  • Estudo do valor de mensalidades em comparação com suas concorrentes;
  • Análise da oferta de cursos da instituição;

Quais são os resultados?

A pesquisa de mercado deverá apresentar os seguintes panoramas:

  • A situação mercadológica da instituição dentro de sua região;
  • A tendência de matrículas para os próximos anos;
  • Evolução na participação de mercado da instituição e de suas concorrentes;
  • Posicionamento estratégico da instituição;
  • Possível demanda de clientes;
  • Problemas com valor de mensalidades;
  • Painel de disfunções a serem resolvidas na estrutura acadêmica;
  • Painel de disfunções a serem resolvidas na estrutura de gestão.

O que sua IES ganha com isso?

  • A realização de pesquisa de mercado permite a descoberta de diversas oportunidades de captação e possibilita aproveitá-las efetivamente;
  • Minimização dos riscos por meio de ações específicas, baseadas em dados;
  • Analisar as ações da concorrência;
  • A pesquisa de mercado disponibiliza instruções necessárias aos gestores da instituição e propicia os recursos que precisam para obterem sucesso.

A sua IES está se preparando para investir em pesquisa de mercado?

Contate nossos consultores e conheça mais sobre nossos produtos.